Páginas

quarta-feira, setembro 30, 2009

O que tenho aprendido com aqueles que mais sabem

Manuel Forjaz, CEO da Ideiateca Consultores, disse-me quando tinha 21 anos, que tinha de ir viver para a China e que tinha de estudar comercio internacional, disse-me também que tinha de vestir um fato cinzento, com uma camisa azul clara ou branca, uns sapatos de atacadores e uma gravata qualquer se a quisesse usar.

Na altura, achei um pouco louco, mas depois fiquei apaixonado pela ideia. Para poder ir para a china, precisava de saber falar bem inglês e mais algumas línguas, levar formação internacional, conhecer a economia Europeia, Americana e Africana. Comecei por ir a Londres, conhecer a universidade com um dos melhores cursos de Internacional Business que já conheci até hoje, depois por vir aprender inglês e ainda me falta tudo o resto.

O caminho é longe, mas está definido e está na minha mente. Obrigado a todos os que já me aconselharam e me transmitiram informações de qualidade e preciosas, que muitos preferem não saber, acham que que os empresários e empreendedores são uns chatos e que o networking com pessoas de conseguiram traçar um caminho e o conseguiram alcançar é uma "treta". Eu não penso assim, por isso todos os vossos conselhos serão sempre bem recebidos, porque saber ouvir, saber mudar de opinião e ter vontade de aprender são elementos que quero manter sempre.

Miguel Ferreira, CEO da FonteViva, disse que para vir a ser um bom marketeer, teria de primeiro passar pelas vendas, pelo terreno, para saber entender os consumidores, ter maior sensibilidade para o mercado, sabendo depois promover melhor, diferenciar, ser mais competitivo sobre os produtos que tiver a representar. A primeira coisa que fiz, foi ir para área de vendas. Entrei no Grupo JAP num estágio, fui convidado para Gestor de Marketing e Vendas da Mediaweb, uma pequena empresa da área web em Leiria e ao final de três meses, já estávamos a apresentar propostas à Central de Cervejas, YDreams, Jornal Oje, Fonte Viva. Aprendi muito sobre vendas e conseguir ganhar no imediato como cliente a maior empresa de multimédia em Portugal, a YDreams.
Com o Miguel Ferreira, ouvir o segredo do sucesso que todo já sabemos, que era "Trabalhar que nem um cão". Todos sabem mas muitos não têm essa atitude e pensam que as pessoas com mais sucesso, apareceram por magia.

O Miguel Martins, falou-me sobre objectivos de vida, o que nos move, quem somos, os valores, o foco, estudar nos EUA e como conseguir um Scholarship e a sua importância.
Que não preciso de ser ansioso, que posso ter calma, fazendo um objectivo de cada vez e que irei conseguir chegar onde quero. Reforçou também a importância de saber falar bem e escrever o inglês, porque sem isso não há Scholarship para ninguém.

A Leonor Gomes, Directora da Easybus, chamou-me atenção para a minha ansiedade, demasiados projectos e ideias, a rapidez com que falo, sendo importância mostrar maturidade e segurança, falando de forma mais clara e mais calma, estando focado num projecto.

Com a Joana Ferreira, Dry Wash Car, que fala mais rápido do que eu, percebi sem dúvida, que terei de falar com mais calma, espaçadamente. É bom quando encontramos pessoas que têm o mesmo defeito que nós, faz-nos pensar e reparar que realmente temos de mudar. Com a Joana, uma grande mulher,

O meu Tio fez-me escrever uma lista que ainda guardo que tem as seguintes palavras: Auto-Estima, Confidente, Tolerância, Criar Situações Sólidas, Conhecimento, Amigos de Todos os Níveis e Classes Sociais, Eventos Sociais - Networking.

O meu pai e a Catarina, transmitiram-me o conceito do que significa dar e como se dá. A importância de ser mais sólidos, sem estamos sempre a mudar, concluindo projectos e objectivos. O quanto é crucial a estabilidade emocional e a maturidade em tudo o que fazemos. A importância de saber dizer sim e não, de forma a seguir um caminho consistente, sabendo sempre quais as prioridades, sem adiar o que é mais importante.

A Inês Noronha, quando tinha 18 anos, fez-me perceber que não me adiantava ter capacidade para implementar projectos, executar e ter talento, segundo ela, sem estar sustentado com a adequada formação académica. Foi uma das primeiras pessoas, a ensinar-me o valor das prioridades. Que poderia conseguir tudo o que queria, mas tudo tinha o seu tempo e o seu momento.

A minha ex-namorada que faleceu com câncro, mostrou-me a importância de sorrir todos os dias, de viver um dia de cada vez, de ajudar e estar disponível para os outros, de estar focado no presente e naquilo que estou a fazer no momento.

Tenho muitos mais exemplos. Mas estes reflectem, que de forma gratuita, apenas porque gosto de ouvir, o quanto aprendi com todas estas pessoas e o que mudaram na minha vida e atitude enquanto individuo. Obrigado a todos por todos os conselhos que me deram, obrigado por todas as criticas e por terem tido tempo e atenção, para transmitirem toda a informação de valor que recebi.

Por isso mesmo, estarei sempre disponível, para receber os vossos conselhos e criticas, de forma a poder continuar a crescer e a evoluir.

Sem comentários: