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sábado, julho 26, 2008

E os seus clientes? Esqueceu-se deles? A sua organização sabe fazer marketing? É Eficáz?

Há muito tempo atrás percebemos que os consumidores passariam ser o foco das empresas, tudo seria criado para eles tendo em conta as suas necessidades, gostos, atitudes.

Passados mais de 50 anos, continuo a ver todos os dias empresas que se focam apenas nelas e nas suas decisões, sendo que os consumidores apenas são importantes nas conversas, não se revelando na atitude das empresas. Pior ainda gastam dinheiro todos os dias, em meios e comunicação sem qualquer tipo de eficácia.

Em reflexão, dos lucros, das campanhas de publicidade e comunicação, que budget é investido nos clientes da empresa? Uma campanha de 1 milhão de euros investidos apenas nos clientes da empresa teria maior impacto que uma campanha de televisão? Quando as pessoas fazem anos alguém se lembra delas? Algum banco ou marca alguma vez ligou a dar os parabéns? Ou apenas ligam para vender produtos? Será que são rejeitados porque as pessoas estão fartas que lhes tentem vender produtos ou serviços?

Veremos o exemplo da Apple em Portugal. Já viram alguma campanha de publicidade da marca? Eu não. Então porque é que as suas vendas aumentam todos os dias? Será simples? Gastam dinheiro para aparecer nos Media? Algum em assessoria de imprensa e mais algum para aparecerem em todas as novelas da TVI, para mostrarem uma das suas grandes qualidades, o seu design e que todos já sabem que são os computadores da Maçã.

Será que este budjet gasto nestes itens de comunicação se compara uma campanha de comunicação nos Media? E se compararmos a sua eficácia? Não irei dar respostas a perguntas simples.

Tudo bem, viria um director de marketing dizer-me que a Apple é diferente. Claro que sim, até a Nike, a Ikea, todos são diferentes. Mas todos os que têm sucesso superior com uma eficácia enorme, preocupam-se em marcar os consumidores, admito que até pode ser através de uma campanha de televisão, tal como a Nike sabe fazer, mas não vejo publicidade da Nike todos os dias como vejo de outras marcas, mas quando vejo, toda a gente fala neles. Chama-se a isto eficácia e eficiência?

Todas as marcas e empresas que têm sucesso, marcam os consumidores, têm produtos que satisfazem as suas necessidades, a maioria têm produtos mais caros, o que não é o caso da Ikea e Zara, outro exemplo interessante, porque nunca vi uma publicidade da Zara, mas têm muito sucesso, como? Será que têm um produto que corresponde exactamente às necessidades dos consumidores a um preço que eles estão dispostos a pagar? Que estão perto dos consumidores, que se renova quase que diariamente, que é simples?

Simples e eficaz? Google, Zara, Nike, Apple…..

Clientes? Investir nos clientes? Marcar os clientes? Provocar uma emoção nos clientes? Satisfazer as necessidades ou uma necessidade bem satisfeita de um grupo de consumidores?

Será assim tão complicado ter sucesso no mercado? Diferenciar uma marca? Fazer falar?

Será que se por exemplo as Formas Luso enviassem um ramo de flores na data de aniversário para as suas clientes gastariam mais do que nas sucessivas campanhas de televisão? Será que teriam mais sucesso? Será que marcariam os clientes e os fariam falar? Será, Será?

Acha mesmo que as marcas como Apple, Nike, Ikea tentam vender alguma coisa aos seus clientes? Será que se limitam a estar no mercado para eles, coma uma atitude adaptada aos seus clientes, para que estes se identifiquem, dando-lhe o que eles procuram e investindo neles?

E se a Opel na compra de um carro por um jovem fizesse um desconto de 2000 mil euros, caso este tivesse um amigo ou conhecido que também comprasse um, venderia mais do que outra marca de carros?

Será que a frutaria da vila, em vez de gastar consecutivamente dinheiro em jornais e rádios, enviasse um pequeno voacher todos os meses com 2,5 euros num determinado produto, sendo que para ser válido a pessoa teria de comprar produtos no valor de 15€, seria líder de mercado da zona e aumentaria os seus resultados – lucros e teria mais eficácia do que nas suas campanhas de publicidade, gastando menos dinheiro?

O Continente enviou um voacher assim para casa da minha namorada, com 4€ para gastar em compras até ao final do mês. Fomos ao continente e vi carros cheios, um aumento anormal de consumidores nas instalações, será que foi por terem enviado esse voacher?

Resumindo mais um dos meus longos e confusos textos, fazer marketing não custa muito dinheiro, o marketing não serve para as organizações gastarem mais dinheiro, mas para lucrarem mais, para se diferenciarem, para ganharem mais quota de mercado, para serem mais eficazes, mas, os clientes são o mais importante, é neles que devemos investir, são eles que devemos marcar.

Já agora e não tendo totalmente nada haver, mas que penso ser oportuno referir, para que têm servido os MBA’s, as Licenciaturas, as Pós-Graduações que se têm feito em marketing? Será que se ensinam todos os dias técnicas retiradas e aplicadas em grandes multinacionais e que não funcionam nas PME’s? Será que se passa muito tempo em planos de marketing e em planeamento e pouco tempo em acção no mercado?

Será que o marketing não se ensina numa licenciatura e é apenas uma questão de sensibilidade e bom senso? Será que tudo o que é necessário saber de marketing cabe em duas a três páginas?

E o sucesso das maiores marcas em Portugal? Deve-se aos departamentos de marketing ou aos criativos que estão dentro das agências de publicidade? Será que são eles que fazem uma grande parte do trabalho? Os departamentos de marketing compram a maioria dos serviços de marketing a outras empresas? Isso é verdade? Então o que faz o departamento de marketing? Apresenta á administração o trabalho que os outros fizerem porque eles mandaram? Já sei têm a visão de mercado…

Só para terminar:

- Gastem algum tempo a perceber o que é um marketing de uma PME

- Bons resultados, com poucos recursos.

- Sejam eficazes, porque os recursos são escassos e difíceis de obter, não devem ser desperdiçados.

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