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sexta-feira, fevereiro 22, 2008

O Marketing numa organização

O marketing que se faz actualmente não se tem mostrado muito eficaz (Recursos Aplicados VS Resultados) e com pouca eficiência.

Se nos compararmos com países como EUA ou Brasil, fácilmente percemos isso e percebemos também porque marcas como NIKE, IKEA, APPLE, VIRGIN, "HARRY Potter", têm sucesso e o que está por detrás desse sucesso.

Não se esqueçam que as mentiras são curtas, que os consumidores evoluiram e que o marketing é apenas uma ferramenta, não é o produto nem a sua qualidade. Basicamente Marketing + Produto/Serviço adaptado ás necessidades de um segmento (preço, garantia, durabilidade, design, etc) = Sucesso.

O marketing tal como uma criança, que tem crescido, que se tem desenvolvido, precisa que lhe coloquem limites, seja controlado e seja ensinado cada vez mais a trabalhar em equipa, liderança e coordenação? Servem as administrações, os CEO's.

Os limites que me refiro, o controlo sobre o marketing, passa pelas competências e áreas que este deve actuar, bem como o controlo sobre os seus resultados, eficácia, eficiência. Penso que estamos numa altura em que se confude o marketing com algumas áreas de gestão de uma empresa.

Vejo o marketing como o "óleo do motor", que ajuda o motor a funcionar melhor, a conseguir ser mais eficaz, a conseguir funcionar nas suas diferentes funções, a ligação entre as diferentes peças. Penso que é aqui que falamos de marketing holistico.

O marketing deve fazer o trabalho dele, que não são finanças, mas que como qualquer departamento de uma empresa, como produção, comercial, administrativo, RH, deverá fazer um controlo pormenorizado das suas acções, deverá saber a sua eficiência e a sua eficácia, que tem muito haver com o grau de fidelização de clientes, com a notoriedade que a marca tem no mercado, com a inovação de produtos, diferenciação face á concorrência, número de clientes novos, fidelizados, perdidos, eficácia de vendas dos produtos, taxa de penetração da empresa no mercado, etc…

Todos estes indicadores têm uma palavra a dizer a curto ou longo prazo nos resultados da empresa. Nesse sentido penso que podemos medir o "bom marketing" pelo contributo que este dá á empresa e aos seus diferentes departamentos, já que é um catalizador dos inputs e outputs da empresa com o mercado, que no fim se reflecte nos resultados, já que todos os departamentos tornam uma empresa melhor ou pior, no seu conjunto.

O marketing não é o "Super-Homem" da empresa, apenas um departamento, que pelas suas características pode dar um forte apoio a toda a organização e que como qualquer elemento de qualquer equipa deve saber qual é a sua posição consoante as ordens do treinador “CEO”, já que a empresa pode jogar mais ao ataque ou á defesa, mas que deve jogar como equipa, com os mesmos objectivos, com a mesma estratégia, com a mesma coordenação.

A aliança da área financeira com a área do marketing, é de extrema importância pela carência ou evolução que o marketing tem de efectuar nesta área, bem como a evolução e reestruturação do departamento financeiro face á forma de contabilização dos investimentos em marketing, de uma maior sensibilização com o marketing e as suas ferramentas.

Mas, este trabalho de equipa e união, terá cada vez de ser feito não só com o departamento financeiro mas com todas os departamentos da empresa.

O marketing não é o líder, já que temos a gestão que já tem essa função, nem é de forma alguma o suplente. È normalmente o ponta de lança/avançado de serviço junto com o departamento de vendas. E aqui sim deve existir uma aliança cada vez maior, tal como com o departamento financeiro e RH.

Porque será que o Scolari é um bom treinador? e porque será que o Figo e o Rui Costa fazem falta na selecção? ou porque é que a selecção tem estado tão dependente da prestação de Cristiano Ronaldo? Portugal joga bem, mas é preciso um bom Ponta de Lança e avançando para marcar.

Existem muitas empresas a trabalhar muito bem, mas sem o departamento de marketing, a sua eficácia no mercado poderá ficar muito aquém das expectativas. Se tivermos um dep.marketing e este quiser comandar a empresa e a empresa depender apenas da sua visão, das suas informações, poderá haver problemas.

Temos sempre que ter em conta que um bom ponta de lança, não se mede pelo número de golos, mas pelo trabalho de campo que ele tem a cada jogo, pelos espaços que cria e por alguns golos que marca.

Só para terminar o meu extenso, baralhado e confuso texto, nem todos podem ser marketeers, e como em qualquer profissão é bom termos uma visão alargada, conhecimentos de outras áreas, sabermos trabalhar em equipa, sabermos controlar a nossa actividade…

1 comentário:

Anónimo disse...

Continua!